O Norte Pioneiro do Paraná também foi atingido pelo temporal de domingo (27) à noite. Moradores de Santo Antônio da Platina, Jacarezinho e Bandeirantes sofreram com a chuva forte e rajadas de vento de até 75 km/h. Árvores caíram, casas foram destelhadas e ruas ficaram alagadas. Inclusive, a tempestade fez a Prefeitura de Bandeirantes decretar situação de emergência na manhã desta segunda-feira (28).
Em entrevista ao Bonde, o prefeito de Bandeirantes, Celso Benedito da Silva (PDT), contou que pelo menos cem residências do município foram destelhadas pelo temporal. A maioria delas, segundo ele, fica na Vila São Pedro, localizada na área central da cidade, nas proximidades da estação ferroviária. "A quadra do Colégio Santa Izabel também sofreu com o temporal. Parte das telhas do espaço foi levada pelos ventos e acabou encontrada cerca de 500 metros distante da escola", contou.
Ainda conforme o prefeito, dezenas de árvores antigas, de até 60 anos de idade, foram arrancadas pela ventania.
Leia mais:
Confira 10 dicas de segurança para ver os shows do Verão Maior Paraná
UEM terá mais de 9 mil candidatos para o vestibular de verão 2024 neste domingo
No Paraná, EPR Litoral Pioneiro começa a instalação de radares em rodovias
Fipe aponta viabilidade do projeto do trem pé-vermelho na região de Londrina
A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social estão visitando os pontos mais afetados pelo temporal na manhã desta segunda-feira. "Estamos distribuindo lonas para os desalojados e verificando quais serviços podem ser feitos neste primeiro momento", explicou Silva.
A prefeitura também pretende começar a disponibilizar telhas para os moradores atingidos ainda hoje. Os desalojados, conforme o prefeito, estão na casa de parentes e vizinhos.
Silva contou, ainda, que a PR-436, que liga Bandeirantes ao município de Itambaracá, precisou ser interditada por conta de queda de árvores.
Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido durante o temporal.