A Prefeitura de Imbituva (76 quilômetros de Ponta Grossa) foi multada, nesta quinta-feira, pela Polícia Florestal em cerca de R$ 18 mil pelo desmate ilegal de uma área de 2 mil metros quadrados de mata nativa e pelo corte de 57 pinheiros nativos (araucárias). O município executava serviços de alargamento de uma estrada rural. O prefeito José Antônio Pontarollo deverá responder, judicialmente, pelo desmatamento.
O comandante do 4º Pelotão da 1ª Companhia da Polícia Florestal, aspirante Nilson Figueiredo Alves Júnior, disse que não foi possível formalizar o termo circunstanciado do flagrante porque Pontarollo não foi encontrado na prefeitura. A Polícia Florestal vai encaminhar ofício ao Ministério Público (MP) para que o órgão investigue as responsabilidades pelo crime ambiental.
A Folha não encontrou o prefeito de Imbituva para comentar a autuação. De acordo com o chefe de gabinete da prefeitura, Elton Rodrigues de Oliveira, o corte de mata nativa, sem prévio licenciamento do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), foi ''negligência'' do operador da máquina que trabalhava no alargamento da via.
* Leia mais na edição da Folha de Londrina desta sexta-feira