Paraná

Prefeitura de Curitiba apresenta LDO 2014 nesta quinta

06 mai 2013 às 09:56

Depois de ouvir a população nas nove consultas realizadas em abril nas regionais da cidade, a Prefeitura de Curitiba promove, na próxima quinta-feira (9), uma audiência pública para apresentar a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014, que será enviada à Câmara Municipal de Curitiba até o próximo dia 15. A audiência será realizada na Sociedade Morgenau, entre 10 horas e meio-dia.

Na proposta serão delineadas a estrutura da LDO e a previsão orçamentária para 2014: receitas, entradas de recursos estimadas, despesas e custeio e recursos para investimentos. Também serão apresentadas as grandes metas da gestão para os próximos quatro anos e a estrutura do programa de governo, que será detalhada no Plano Plurianual. "A ideia agora é apresentar à sociedade os resultados das consultas e a nossa primeira preparação pro orçamento de 2014. Nessa LDO vão as diretrizes do que nosso governo pensa para o ano que vem e vamos mostrar isso à população", explica Fábio Scatolin, secretário municipal de Planejamento.

Balanço -
A proposta leva em conta as principais questões sugeridas pela população durante as nove consultas públicas, realizadas entre os dias 4 e 17 de abril. Os debates tiveram a presença de 4 mil pessoas, além de 222 mil cidadãos que participaram pelas redes sociais e 2,6 mil que acompanharam ao vivo pelo canal de Web TV disponível no site oficial da Prefeitura.


Os debates revelaram que o tema mobilidade está entre as maiores preocupações da população. As sugestões relativas ao transporte, condições das vias e trânsito somaram 5.227, o que representa 40% do total de 13.076 sugestões encaminhadas por cidadãos.


As reivindicações relacionadas à mobilidade foram indicadas como temas prioritários em sete das nove Regionais de Curitiba – Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, Portão, Santa Felicidade, CIC e Pinheirinho.

Os anseios da população, revelados nas consultas públicas, vão nortear a elaboração da LDO de 2014 e a revisão do Plano Diretor da cidade, que também deverá ter início no próximo ano. Além disso, esses dados irão orientar a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável, com previsão de conclusão em 2015.


Continue lendo