Paraná

Prefeitura autoriza implantação de novo parque

05 jun 2007 às 17:13

O prefeito Beto Richa lançou nesta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o edital de concorrência pública para as obras de implantação de um novo parque em Curitiba, uma área na região Sul da cidade, no bairro Fazendinha. A unidade de conservação e de lazer faz parte do Plano de Revitalização da Bacia do Rio Barigüi, o Viva Barigüi.

"A implantação do parque é estratégica, pois além de suprir a carência por áreas de lazer na região sul, o parque evitará ocupações irregulares e ajudará a conservar um importante trecho de mata nativa", diz o prefeito Beto Richa. A previsão é entregar o novo parque no fim do ano.


Com quase 100 mil metros quadrados, a nova unidade tem características naturais diferentes dos demais parques de Curitiba. A área preserva uma importante faixa de banhado, às margens do rio Barigüi, onde vive uma grande variedade de aves, pássaros e outros animais.


Para tornar apto ao uso público, a Prefeitura instalará equipamentos, como pista de caminhada e iluminação em toda a área. Uma passarela de madeira suspensa atravessará o lago do parque. A passarela ficará um pouco acima do nível da água. "A infra-estrutura permitirá à população desfrutar do convívio com a natureza", disse o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.


Viva Barigüi - Lançado em março, o Viva Barigüi prevê um conjunto de obras, ações de fiscalização e de educação ambiental em toda a bacia hidrográfica do Barigüi, que em Curitiba abrange um terço do território da cidade, o equivalente a um terço da população.

Além de atender à principal prioridade, que é despoluir os rios que compõem a bacia, a Prefeitura fará, gradativamente, obras de infra-estrutura para consolidar o Parque Linear do Rio Barigüi, interligando parques, bosques e áreas de lazer já existentes com novas unidades de conservação que serão instaladas.


Continue lendo