Uma reunião nesta segunda-feira entre o prefeito de Curitiba, Beto Richa, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, abriu o caminho para financiar a implantação de empresas no Tecnoparque, em Curitiba.
No encontro, foi apresentado o projeto da Prefeitura, que pretende transformar a região leste da cidade em um pólo de oportunidades produtivas de alto valor agregado.
A proposta da Prefeitura foi considerada viável pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho. "O projeto de Curitiba é interessante e será estudado pelo BNDES, que incentiva a criação de pólos tecnológicos no Brasil", afirmou. Uma nova reunião para viabilizar esta parceria foi agendada entre a equipe técnica da Prefeitura e a Diretoria de Mercado e Capitais do BNDES.
O projeto de lei que criará o Tecnoparque será encaminhado à Câmara de Vereadores após o recesso legislativo. O projeto prevê incentivos fiscais e tributários para instalação de empresas na região leste, próximas à Federação das Indústrias do Estado do Paraná, da Universidade Federal do Paraná, Universidade Tecnológica do Paraná, da Pontifícia Universidade Católica e do Lactec.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S.A.), Juraci Barbosa Sobrinho, disse que a criação do Tecnoparque nesta região acontece pela proximidade dos setores acadêmico e produtivo. Outra vantagem é a boa infra-estrutura local, que está sendo reforçada com a criação da Linha Verde, obra que está urbanizando a BR-476.
Com informações da Prefeitura