As praias do Paraná possuem 18 pontos impróprios para banho, segundo o sexto boletim de balneabilidade da temporada, divulgado nesta sexta-feira (25) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Foram monitorados 49 pontos no litoral e mais 19 no interior (costas oeste, norte e norte pioneiro). Houve piora em relação ao último relatório, de 18 de janeiro, quando eram 14 os locais inadequados.
O IAP, porém, considera os índices favoráveis, já que, dos 90 quilômetros de orla paranaense, apenas três não apresentam condições adequadas. Segundo o diretor de Estudos e Padrões Ambientais do IAP, Alberto Baccarim, se comparada com o mesmo período de monitoramento da última temporada, a qualidade da água está boa. "Podemos perceber que, na mesma época do ano passado, tivemos 23 pontos impróprios, contra 18 pontos impróprios neste ano. Nas duas ocasiões tivemos chuvas de verão, o que confirma o resultado do trabalho de monitoramento de fiscalização que tivemos ao longo o ano no litoral", afirmou.
Os boletins têm como objetivo informar sobre a qualidade da água no mar, rios, córregos e represas do Paraná. Ao todo, são monitorados os 68 pontos do Estado que mais recebem pessoas nesta época do ano.
O veranista do litoral pode acompanhar a qualidade das águas no site www.iap.pr.gov.br, na sinalização e nas barracas de informação instaladas nas praias.
A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direta da sinalização. Nesses locais, os índices de Enterococos, vindos principalmente de esgoto clandestino, estão acima do estipulado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) como limite saudável. Já a bandeira verde indica que a água possui bons índices e pode ser aproveitada pelos banhistas.