O Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, será comemorado em Curitiba neste domingo na Praça Oswaldo Cruz, das 10h às 17h, com atividades esportivas, educativas, culturais e de saúde.
A programação é uma parceria entre o Hospital Pequeno Príncipe, a Prefeitura de Curitiba e universidades. O Dia Mundial da Saúde tem neste ano o tema Por um Mundo melhor: Ambientes Seguros para Crianças".
"O ambiente doméstico foi o escolhido, já que estatisticamente é onde ocorre o maior número de acidentes, como queimaduras, afogamento, intoxicações por produtos químicos, mordedura de cães e diversos tipos de quedas", disse a coordenadora do programa Vida Saudável, da Secretaria Municipal da Saúde, Márcia Krempel.
As atividades começam com uma caminhada no entorno da praça, marcada para 10 horas. Será preciso se inscrever para participar. Haverá sorteio de brindes depois da caminhada.
A parte lúdica da programação inclui jogos gigantes, pintura de rosto, brinquedos infláveis - tobogã gigante, duas camas elásticas e um pula-pula -, pintura livre, desenho orientado, oficina de brinquedos e atividades recreativas.
Estão previstas apresentações da Fanfarra do Colégio Estadual Maria Lopes Paula, do grupo de teatro da Guarda Municipal, do grupo Irmãos Ramalho, da dupla Patrícia e Priscila, da banda cover dos Back Street Boys, da cantora de aché music Keila, do Coral Dikaion (ONG) - com 20 crianças -, do grupo Cantores de Angola e da Banda Sol Nascente.
As pessoas que participarem da comemoração vão poder fazer exames de colesterol e glicemia e medir pressão arterial, além de uma avaliação física. Vão receber ainda orientações sobre atividades físicas, como testes de força, flexibilidade, circunferência, abdominal, peso e altura.
Será possível também passar por uma avaliação nutricional, com testes de bioimpedância, cálculo de IMC e indicação de dieta.
A programação educativa, vinculada ao tema do Dia Mundial da Saúde, traz a "Casa Saudável", com a demonstração de situações de risco de acidentes em ambientes domésticos.