O Paraná vai ganhar um circuito turístico ferroviário inédito. O projeto do Trem de Luxo da Serra Verde Express, com padrão de serviços e design similares aos apresentados pelo prestigiado Oriente Express, vai implantar o roteiro via litorina entre as cidades de Curitiba, Guarapuava e Cascavel. Serão investidos 250 mil dólares para adaptação de duas litorinas, que estarão operando ''a todo vapor'' a partir da primeira quinzena de novembro.
O empreendimento visa o turismo internacional de incentivos, que é aquele subsidiado pelas empresas como forma de premiação a funcionários e clientes. ''Um produto desta envergadura é importante pelas parcerias que estão sendo firmadas e também por atrair grupos estrangeiros, um primeiro passo para começar a renascer o turismo de incentivos aqui no Brasil'', destaca o diretor geral do Grupo Higiserv-Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda.
O Circuito Trem de Luxo será desenvolvido em parceria com Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. (Ferroeste) e com a operadora Transico International, considerada uma das principais agências do Oriente Express. O objetivo é trazer prioritariamente grupos europeus por intermédio da Transnico, que possui escritórios em Estocolmo (Suécia), Bruxelas (Bélgica) e Amsterdã (Holanda).
A Serra Verde Express que já opera, há dez anos, o roteiro turístico de trem que liga Curitiba-Morretes-Paranaguá, vai reformar as litorinas (veículos com tração automotriz) para que ganhem alto padrão de serviço, com poltronas confortáveis, bistrô e bar internacional. Cada viagem de trem comportará até 44 passageiros. O roteiro, batizado de ''Great Brazil Express'', será concluído em oito dias, destes, dois no Rio de Janeiro, e poderá ser feito por trem, ônibus e avião, até chegar em Foz do Iguaçu ou vice-versa.
O trajeto contempla os pontos turísticos de Morretes, Antonina, Parque Estadual de Vila Velha, Canyon Guartelá e Castro. ''Este roteiro vai possibilitar a uma série de municípios, como Guarapuava, Ponta Grossa, Tibagi, Irati e Cascavel a terem o turismo alavancado e a fomentar toda uma cadeia econômica, além de propagar nosso Estado e o país'', informou Arruda. O anúncio oficial do roteiro e início das comercializações será, em setembro, na Feira Internacional de Turismo Top Resa, na costa Altântica da França e, em outubro, na Associação Brasileira de Agências de Viagens