O Paraná é o primeiro estado do Brasil a aderir a recente Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinado a realização de concursos públicos para o ingresso na atividade notarial e de registro. A realização do concurso é uma exigência constitucional para o ingresso na atividade em todo o Brasil.
Por conta disso, no próximo domingo (dia 07 de outubro), cerca de 2 mil pessoas irão concorrer a uma vaga de ingresso na atividade notarial e registral no estado, em concurso público regulamentado pelo Tribunal de Justiça do Paraná. No total, estão disponíveis aproximadamente 100 vagas em serventias de diversas regiões do estado.
Pela normatização definida, o concurso paranaense será unificado, tendo como vantagens a presença de um maior número de candidatos (no total, foram inscritos 2.096 pessoas para ocupar aproximadamente 100 vagas em serventias de várias regiões do estado), garantindo a distribuição do concurso por todo o estado e maior economia na realização do procedimento.
O edital do concurso público está disponível no site do Tribunal de Justiça do Paraná (www.tj.pr.gov.br/concurso). A prova está marcada para o dia 07 de outubro, das 8 às 13 horas, na PUC-PR.