Paraná

PR quer enviar técnicos para o plantio de feijão no Haiti

19 jan 2010 às 14:24

O governador Roberto Requião sugeriu, nesta terça-feira (19), o envio de técnicos do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) ao Haiti, para trabalharem no plantio e multiplicação de sementes de feijão desenvolvidas no Estado. "É uma forma de colaborar com a reorganização da agricultura daquele país", explicou, na reunião semanal da Escola de Governo, realizada no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

"A ideia é oferecer mais que simplesmente as sementes que o Iapar produz. Podemos enviar um grupo de técnicos, que plantaria as sementes, de forma a dar a largada a um plantio em escala considerável e reproduzir as sementes no Haiti e para aquela população. É uma medida efetiva, de médio prazo, já que o feijão é uma cultura de curto prazo", explicou o governador.

Requião solicitou ao secretário da Agricultura e Abastecimento, Valter Bianchini, que entre em contato com o Exército para propor às nossas Forças Armadas o envio do grupo técnico. O Governo do Paraná já doou ao Haiti 50 sacas de sementes de feijão e milho desenvolvidas pelo Iapar.


Continue lendo