O Ministério Público Federal (MPF) em Foz do Iguaçu ofereceu denúncia, na quarta-feira (13), contra um cidadão paraguaio que tentou embarcar em voo internacional com destino à cidade de Madrid, na Espanha, com um total de 570 gramas de cocaína. O denunciado foi preso em flagrante no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no dia 18 de outubro de 2013, escondendo no interior do próprio corpo 59 cápsulas que continham o entorpecente.
O acusado foi abordado por policiais federais depois que estes desconfiaram do seu comportamento no momento da inspeção da sua bagagem. Após ser submetido à revista por meio do equipamento Body Scan, os policiais identificaram corpos estranhos no interior do seu sistema digestivo. O denunciado foi levado até o hospital municipal, onde um exame de tomografia mostrou a existência das cápsulas no seu estômago e no seu intestino.
Em interrogatório policial, o acusado confessou o crime e disse que levava a droga a pedido de uma pessoa que conheceu em Ciudad Del Este. Esta pessoa teria emprestado dinheiro ao acusado e estava cobrando a quantia emprestada, inclusive com ameaças de morte. De acordo com o denunciado, o pagamento pelo transporte da droga seria a colocação de uma prótese em um dos seus braços, que ele perdeu em um acidente com uma máquina agrícola há cerca de 12 anos.