Paraná

PR: 7,3 mil pessoas já foram afetadas pelas chuvas

23 out 2012 às 13:10

As fortes chuvas que caem desde segunda-feira (22) no Paraná já afetaram 7.307 pessoas em 16 municípios, segundo balanço divulgado na manhã desta terça-feira (23) pela Defesa Civil Estadual. No total, 210 moradores estão desalojados, 1.884 casas foram danificadas e cinco destruídas por conta de vendavais, alagamentos e granizos.

O município mais atingido é Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, com 4.500 pessoas afetadas, seguido da capital, com 1.500 e Campina do Simão, com 400.


Em Curitiba, 300 casas foram destelhadas pelo vento forte e granizo no bairro Cajuru, de acordo com a prefeitura. Outros casos isolados foram registrados nos bairros Boa Vista e Boqueirão. Uma casa foi invadida pela água no bairro Capão da Imbuia.


Na cidade de Antonina, no Litoral do Paraná, 130 residências foram destelhadas nos bairros Batel, Caixa d'Água e Centro. Foram, ao todo, 520 pessoas afetadas pelos prejuízos das chuvas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. A corporação atendeu a 20 ocorrências para cortes de árvores para desobstruir ruas e retirar árvores de casas. Uma residência tombou com a força do vento na cidade. Não há registros de deslizamentos de terra no município.


Em Manfrinópolis, no sudoeste paranaense, 160 dos 190 moradores afetados pelas chuvas de granizo estão desalojados. Eles ocupam as casas de familiares ou parentes.


Os municípios de Araucária, Carambeí, Cascavel, General Carneiro, Guarapuava, Pato Branco, Candói, Campo Largo, Piraquara e Ponta Grossa também registraram estragos.


A Defesa Civil informou que distribuiu lona plástica para cobertura de residências e estabelecimentos comerciais em vários municípios. Em Pinhais, também foram fornecidas 10 mil telhas de fibrocimento.

As equipes das coordenadorias regionais (Coredec), municipais (Comdec) e o Corpo de Bombeiros continuam no atendimento às famílias dos municípios atingidos. (atualizado às 14h45)


Continue lendo