Paraná

Poucas ligações no primeiro dia do disque matrícula

25 jan 2001 às 21:03

No primeiro dia de funcionamento do disque matrícula, o serviço recebeu 250 ligações, 60% delas de pessoas procurando vagas em Curitiba e o restante em outros municípios paranaenses. O serviço da Secretaria Estadual de Educação começou a funcionar com o objetivo de informar sobre as vagas remanescentes que restam nas escolas da rede estadual de ensino. Segundo a secretaria, ainda restam 250 mil vagas para serem preenchidas. Até esta quinta-feira, 1,3 milhão de alunos já tinham sido matriculados.

O superintendente de Gestão de Infra-estrutura da secretaria Gerson Satio Ida esclarece que o disque-matrícula não é um serviço onde as pessoas poderão efetuar as matrículas. "As matrículas só são efetivadas na escola, o serviço informa qual estabelecimento mais próximo ainda tem vaga", explica. Salienta no entanto, que nesta época do ano, a secretaria não pode garantir que existam vagas no local desejado.


Na rede municipal, este foi o primeiro dia para que as matrículas remanescentes fossem efetuadas e o movimento foi considerado fraco pela Prefeitura. Em Curitiba e Região Metropolitana, a maioria das 5.107 vagas restantes são para pré-escola, que dispões de 893 vagas. O menor número de vagas disponíveis é para os alunos de 5º a 8º: somente 226. Ainda assim, a prefeitura garante que não faltarão vagas, mas recomenda que as matrículas sejam efetivadas até o dia 1º de fevereiro.


O calendário de início das aulas ainda não foi definido por todas as escolas, mas levantamento realizado pela Secretaria Estadual aponta o dia 12 de fevereiro como a data preferencial para início do ano letivo.

Informações sobre as vagas remanescentes no Estado podem ser obtidas pelo telefone de discagem gratuita 0800 413040, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas. Em Curitiba, existe um serviço exclusivo que pode ser acessado pelo telefone 0800 419800, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.


Continue lendo