A Secretaria Municipal do Meio Ambiente multou na quinta-feira em R$ 10 mil o posto Gol Comércio de Combustíveis e Lubrificantes, localizado na Vila Oficinas, no bairro Cajuru. Além da multa o posto foi embargado por vazamento de combustível.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, o vazamento foi descoberto no final da tarde de quarta-feira. Segundo os fiscais do meio ambiente, foi constatada a presença de combustível na água dos postos de monitoramento. No entanto, a secretaria notificou o proprietário a realizar análise desta água para avaliar o índice de contaminação.
Ainda não está definida a origem do vazamento, mas pela avaliação in loco dos fiscais, tudo indica que a causa possa ser uma perfuração no tanque de combustível. "Para comprovar a suspeita a secretaria exigiu do proprietário a realização de teste de estanqueidade (vedação) no tanque", diz o diretor do Departamento de Pesquisa e Monitoramento Ambiental, Edison Reva.
O transbordo do combustível será feito no período da tarde com a presença de equipes do Corpo de Bombeiro e da Guarda Muncipal. A chuva que caiu durante a noite ajudou na dispersão do poluente. "Os fiscais não constataram a presença de combustível em corpo hídrico, mas é provável que tenha ocorrido a contaminação do solo", disse o diretor.