Por unanimidade, a Câmara Municipal de Alvorada do Sul (Região Metropolitana de Londrina) negou o pedido da defesa do vereador Diogo Michel Canata (PL) para que a posse do parlamentar seja realizada por videoconferência. Canata foi o quarto vereador mais votado da cidade nas eleições do ano passado. Ele está detido preventivamente desde julho de 2020 por supostamente chefiar o tráfico de drogas no município.
Como ainda não foi julgado, o vereador teve autorização da Justiça Eleitoral para concorrer às eleições municipais e acabou sendo diplomado em dezembro. Diogo Canata foi eleito com 251 votos. No entanto, o Tribunal de Justiça do Paraná não autorizou que o parlamentar deixasse a cadeia para tomar posse no dia 1º de janeiro.
A defesa do vereador protocolou um requerimento na Câmara Municipal solicitando que a posse fosse feita de forma remota e informou que o estabelecimento prisional onde o vereador está detido possui computador que permite a videoconferência. Outra alternativa apresentada foi para que a posse pudesse ser feita por meio de procuração pública em nome da esposa do parlamentar.
Leia mais na Folha de Londrina