O projeto Portal do Futuro, destinado aos jovens curitibanos, abrirá as portas da primeira unidade no Cajuru, dia 21 de setembro. Para o início das atividades, os professores e gestores de diversas secretarias da Prefeitura da capital estão participando, de 12 a 16 de setembro, de um curso de capacitação.
A formação é a etapa final para que o Portal do Futuro entre em funcionamento. "Estamos empenhados neste projeto desde o início do ano, com a seleção dos professores desde junho. É importante destacar o envolvimento das diversas secretarias neste processo. Queremos que o Portal do Futuro seja a possibilidade de uma nova dimensão na vida dos jovens", disse Luciane Fagundes Mendes, responsável pela coordenadoria da Juventude da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
Os minicursos ministrados abrangem os conteúdos: Jovens em situação de risco e vulnerabilidade social (FAS), Cultura Jovem (Fundação Cultural), Alimentação Saudável (Secretaria Municipal de Abastecimento), Juventude e comunicação (Secretaria Municipal de Comunicação Social), Histórico e marcos legais da juventude e Portal do Futuro (Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude), Saúde do jovem (Secretaria Municipal de Saúde) e Política sobre drogas para a juventude (Defesa Social). O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio de Oliveira Dutra Júnior, participa da solenidade inaugural do curso, no Centro de Referência e Qualidade de Vida e Movimento (CRQVM).
O Portal do Futuro é um programa destinado aos curitibanos entre 12 a 29 anos, promovendo atividades nas áreas de esporte, lazer, cultura e também oferecendo cursos para inserir o jovem no mercado de trabalho através da economia criativa. A meta da gestão é ter ao menos um núcleo do Portal do Futuro em cada regional de Curitiba até 2016.
As inscrições para os jovens participarem das atividades no Portal do Futuro Cajuru, onde funciona o Centro da Juventude Audi/União, serão abertas no próximo sábado (14) na própria unidade.