Paraná

Portadores do vírus HIV poderão ficar sem remédios

24 nov 2000 às 18:59

A Coordenação do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), vinculada ao Ministério da Saúde, alertou que poderá faltar dinheiro a partir de janeiro para comprar medicamentos usados por portadores do vírus (HIV). O ministério ainda não recebeu cerca de R$ 1,2 bilhão previstos no orçamento deste ano.

Em comunicado enviado ao ministro José Serra, a coordenação alerta que "caso não haja execução integral do orçamento aprovado para o ano 2000, poderemos sofrer cortes nos recursos que seriam aportados para a prevenção das DST/Aids, no ano 2001".


A falta de verbas estaria vinculada aos cortes promovidos pelo ministro da Fazenda, Pedro Malan, no cumprimento de metas firmadas com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Durante sua passagem por Curitiba, Serra confirmou que está trabalhando para garantir no orçamento da União do próximo ano todos os recursos necessários para o tratamento da Aids. O ministro garantiu que "até agora não falta nada", mas informou que estaria em Brasília "para lidar com estas questões orçamentárias".


Continue lendo