Paraná

Portador de necessidades tem acesso gratuito

02 jul 2004 às 11:11

Portador de deficiência visual, Jamir Naby Elias, funcionário público, utiliza a tecnologia disponibilizada na Rua da Cidadania da Fazendinha (loja 59) para atendimento dos Portadores de Necessidades Especiais.

Neste local, três computadores foram exclusivamente reservados para atendimento das pessoas que apresentam algum grau de deficiência visual, física e/ou motora.


Além do posto da Rua da Cidadania da Fazendinha (rua Carlos Klemtz, 1700), portadores de necessidades especiais podem procurar pelos mesmos serviços na Rua 24 Horas, no centro da cidade que também conta com equipamentos especiais e local adaptado para facilitar a movimentação de cadeirantes e dos usuários que se utilizam dos objetos para apoio e detecção de obstáculos.


Nestes dois endereços estão disponibilizados equipamentos como Capacetes adaptados, Apoios tipo "T", Clip Palmar simples e estendido; TFS1; Teclado em colméia - todos meios de apoio para digitação e, ainda, Impressora Braille, ETM - Emulador de Mouse e Teclado e DOS VOX - sendo este último para atender a necessidade dos portadores de deficiência visual.


Mais de 220 horas já foram agendadas nestes dois pontos de acesso à internet, segundo o ICI (instituto Curitiba de Informática), mantenedor do projeto Digitando o Futuro para a Prefeitura Municipal de Curitiba. Tanto os funcionários da Rua 24 Horas quanto os da Rua da Cidadania da Fazendinha receberam orientações do ICI para fazer a demonstração sobre a correta utilização dos equipamentos para todos os usuários.


Se o usuário, portador de necessidades especiais tiver dúvida sobre o equipamento mais adequado para seu caso, os estagiários o encaminham a profissionais especializados da área da saúde. Segundo a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, em Curitiba 160 mil pessoas apresentam algum grau de deficiência.

Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba


Continue lendo