A Prefeitura de Curitiba promoverá, entre os dias 4 e 17 de abril, uma série de consultas públicas para discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014. A novidade neste ano é que as reuniões, que ocorrerão em cada uma das nove Administrações Regionais, serão temáticas. O prefeito Gustavo Fruet irá participar. A população também poderá fazer sugestões pela internet, por meio de um site, das redes sociais e de um chat ao vivo.
Serão nove os temas das consultas públicas (veja detalhes no quadro abaixo): Saúde; Meio Ambiente; Mobilidade; Habitação e Urbanismo; Educação; Juventude Cultura e Esporte; Segurança; Ação Social e Abastecimento; Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda.
As consultas acontecerão à noite, durante duas semanas, entre os dias 4 e 17 de abril, das 19 às 22 horas. As primeiras duas horas serão destinadas à consulta presencial, com a discussão de um tema. Haverá também a possibilidade de encaminhamento de perguntas pelo Twitter. Após o encerramento desta parte, será aberta a discussão pela internet, via Twiter e um chat.
O conteúdo das consultas servirá de base para o documento final da LDO, que será enviado para a aprovação da Câmara Municipal, no dia 15 de maio. Antes disso haverá uma audiência pública, entre os dias 10 e 13 de maio, para consolidar a proposta orçamentária.