A Prefeitura de Ponta Grossa realiza neste sábado um dia de mobilização contra o mosquito da dengue. A idéia é distribuir 60 mil questionários aos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, para saber se o ambiente onde eles vivem é propício ao desenvolvimento de focos do mosquito Aedes aegypti.
Na última sexta-feira foi anunciada a confirmação da presença do mosquito na cidade. Um mosquito macho foi detectado pelas equipes de monitoramento do instituto em uma residência no Núcleo Santa Paula. Conhecida como o maior entroncamento rodoferroviário do sul do País, Ponta Grossa tem grande fluxo de caminhões que trafegam por rodovias estaduais e federais, consideradas importantes fontes disseminadoras de vetores e que tornam o município extremamente suscetível do ponto de vista epidemiológico com relação a instalação de focos.
Em 2002, foram notificados 24 casos de dengue, seis deles confirmados. Todos os casos foram importados, ou seja, pessoas que desenvolveram a doença na cidade mas foram contaminadas em outros locais. Os doentes foram pessoas que viajaram para o Rio de Janeiro.
Com o questionário, a prefeitura acredita que terá condições de desenvolver ações preventivas específicas para cada região. Além de transformar os alunos e agentes multiplicadores da prevenção da dengue.
Para encerrar a semana, no sábado haverá a distribuição de folders explicando o que se deve fazer para evitar a proliferação do mosquito transmissor. Serão distribuídos 100 mil panfletos, nos supermercados, terminais de ônibus, semáforos, praças e outros locais de maior movimento.