Paraná

Polícia tem mudança geral de delegados

23 jan 2001 às 16:19

Depois de quase um ano nos cargos, o secretário de Segurança Pública, José Tavares, e o delegado-chefe da Polícia Civil do Paraná, Leonyl Ribeiro, anunciaram nesta terça-feira a primeira grande reforma nas direções de divisões da Polícia Civil do Estado. Das treze divisões policiais, oito terão novos delegados responsáveis.

Segundo o secretário, o objetivo da reforma é dinamizar as ações da polícia e aumentar a integração entre o policiamento da Capital e do Interior. Uma das mudanças anunciadas foi a transferência do delegado Adauto Abreu de Oliveira da Divisão de Narcóticos (Dinarc) para a Corregedoria da Polícia Civil.


Adauto Oliveira assumiu, no final do ano passado, o comando das investigações sobre o incêndio criminoso na Promotoria de Investigações Criminais (PIC), em Curitiba. A mulher de Adauto, delegada Leila Bertolini, assume a direção da Dinarc e a presidência do inquérito da PIC.


"O maior problema na área de segurança pública acontece na Região Metropolitana de Curitiba, onde há uma explosão demográfica, mas o Interior também tem um peso significativo", observou o secretário.


Para José Tavares, a polícia precisa ser cada vez mais profissional e ágil. Ele garante que a reforma não tem o objetivo de retirar dos postos-chaves da Polícia Civil os delegados nomeados pelo ex-secretário de Segurança Cândido Martins de Oliveira e que foram mantidos no cargo por Tavares.


A última grande mudança de delegados foi promovida por Cândido Martins, logo após a passagem da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico pelo Paraná, no primeiro semestre do ano passado. O então secretário foi pressionado a promover uma série de mudanças.

Leia mais em reportagem de Emerson Cervi, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quarta-feira


Continue lendo