Uma equipe do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) prendeu na noite de quarta-feira uma pessoa que estava fazendo "grampo telefônico" em linhas de clientes da Telepar Brasil Telecom, em Araucária (Região Metropolitana de Curitiba). O "araponga" havia colocado um gravador em uma caixa de distribuição de linhas telefônicas que fica próxima à refinaria da Petrobras, em Araucária. A empresa não divulgou que linhas estavam sendo grampeadas.
Segundo o diretor de Recursos Humanos da Telepar Brasil Telecom, Sales Roberto Bueno, o sistema de monitoramento de segurança da Telepar detectou o grampo na tarde de quarta-feira. "Informamos os órgãos policiais especializados nesse tipo de crime e seis horas depois da identificação do grampo o responsável foi preso em flagrante quando recolhia as fitas."
"Nosso sistema de monitoramento tem a função de oferecer uma segurança aos clientes estratégicos", conta. "No ano passado tivemos registro de roubos de cabos telefônicos em Curitiba, o que nos levou a ampliar o sistema de monitoramento".
O preso em flagrante usava uniforme de uma concorrente da Telepar, mas a empresa não confirmou envolvimento de outras empresas. "Essas pessoas normalmente usam uniformes para não despertarem suspeita, caberá à polícia identificar qual o objetivo do grampo", contou.