Paraná

Polícia instala urnas para denúncias

05 jun 2001 às 11:38

O Comando do 6º Batalhão da Polícia Militar de Cascavel decidiu em parceria com a Polícia Civil e o Conselho Municipal de Segurança (Conseg) aumentar as possibilidades da população fazer denúncias e sugestões ao trabalho de combate à criminalidade. Ainda esta semana, estará sendo lançado o programa "Caixa-Denúncia", que prevê a instalação de urnas em pontos estratégicos do município.

Além de ajudar na diminuição da violência, o denunciante não terá sua identidade revelada, o que deverá aumentar em muito o número de denúncias. Apesar de existir um telefone destinado a essa finalidade no 6º BPM, poucas pessoas o utilizam com medo de sofrer algum tipo de represália. "As pessoas conhecem os problemas de seu bairro, mas temem fazer qualquer denúncia e seu telefone ficar registrado facilitando a identificação", explica o comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Antônio Amauri de Lima.


Pelo novo sistema, serão distribuídas 10 urnas, cinco para a Polícia Civil e outras cinco para a Militar. Elas serão instaladas nos terminais de transbordo, terminal rodoviário, prefeitura e alguns supermercados. Uma será reservada para funcionar em sistema descentralizado, ou seja, sendo instalada durante eventos e em rodízio nos bairros.


Depois de 30 dias os comandos deverão se reunir com o Conseg para avaliar os primeiros resultados das urnas nas ruas. "A criminalidade tem crescido de maneira assustadora em Cascavel. Temos certeza de que a população vai colaborar e que vamos reduzir a prática desse crime em nossa cidade", afirma o presidente do Conseg, Carlos Pereda.

Pereda observa que esse sistema de informações e denúncias através de urnas já existe em outros municípios, como Toledo, onde os resultados têm sido satisfatórios. "Estivemos em contato com os municípios que utilizam o Caixa-Denúncia, e todos ressaltaram que as denúncias aumentaram em grandes proporções. Esperamos que a população de Cascavel também participe e nos ajude nesse trabalho", conclui.


Continue lendo