A Polícia Civil de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) apreendeu celulares, drogas, armas e anotações que remetem ao tráfico de drogas em uma varredura executada na carceragem nesta segunda-feira (16), após o encontro de uma banana de dinamite. O artefato foi encontrado após informações de que os presos pretendiam uma fuga em massa da unidade. A carceragem tem em torno de 150 pessoas.
A inteligência da Polícia Civil vinha recebendo, há uma semana, informações do planejamento da fuga e, no início da tarde de segunda, localizou a banana de dinamite, pronta para detonação. Com a suspeita de que houvesse mais explosivos em posse dos presos, o delegado Vitor Dutra de Oliveira solicitou apoio da 10ª Subdivisão da Polícia Civil de Londrina e, com policiais e agentes, executaram uma varredura das 17h até as 22h desta segunda.
O delegado diz que não foi encontrado outro artefato, mas foram apreendidos com os presos dezenas de celulares e carregadores, ferramentas, armas brancas e diversas anotações, com contatos de celulares que seriam relacionados a detentos de outras unidades carcerárias do Paraná e que controlariam o tráfico de drogas na região.
Segundo Dutra, o serviço de inteligência apura se há ligação entre a ação planejada em Ibiporã e outras fugas, como as ocorridas na Penitenciária Estadual de Piraquara 1 (PEP 1), no domingo (15), e na carceragem de Telêmaco Borba, na madrugada de segunda (16). A dinamite foi entregue para o Batalhão de Operações Especiais (Bope), que vai produzir um laudo e encaminhar as investigações.
No dia 7 de dezembro, detentos abriram um buraco na lateral da cadeia de Ibiporã e 40 fugiram. Somente a metade foi recapturada.