Paraná

Polícia Civil recebe barcos para o trabalho no litoral

06 jan 2008 às 17:38

O secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, entregou dois barcos à Polícia Civil neste sábado, em Guaratuba. "Essa era uma reivindicação da Polícia Civil para dar atendimento às ocorrências que acontecem durante a Operação Verão, principalmente nas ilhas", disse. De acordo com o secretário, após a Operação Verão os barcos ficarão ancorados em Antonina e Paranaguá para dar atendimento a região de Guaraqueçaba e demais ilhas.

O secretário lembrou que durante muito tempo as ilhas ficaram abandonas e que essa realidade tem sido modificada, com atendimentos, como, por exemplo, da "ambulancha" que trata-se de um barco-ambulância com Unidade de Tratamento Intensiva (UTI). "Agora a Polícia Civil vai contar com esse equipamento para trabalhar principalmente nessa região", enfatizou.


De acordo com o delegado-chefe da Divisão do Interior da Polícia Civil, Luiz Alberto Cartaxo Moura, as embarcações têm grande autonomia e bom desenvolvimento. "Um investimento de aproximadamente R$100 mil, que têm um resultado prático muito interessante no que diz respeito à possibilidade de efetuar diligências e autuações da polícia judiciária, com maior agilidade, junto às comunidades litorâneas", disse.


"O deslocamento entre Antonina e Guaraqueçaba, por exemplo, leva cerca de três horas por terra e de apenas 40 minutos pela baía", exemplificou o delegado que ressaltou, ainda, que ambas as embarcações - Fishing 21, com motor de 140 hp, e Real 19, com motor de 115 hp - têm motor quatro tempos, que "não exige grande manutenção e têm baixo consumo", descreveu.

Valmir Soccio, delegado e coordenador da Polícia Civil na Operação Verão, as embarcações dão poder de mobilidade à polícia. "Não apenas na baía de Paranaguá, mas também na baía de Guaratuba, temos locais nos quais a principal via de acesso é o mar. Os barcos possibilitarão, não apenas um melhor policiamento, mas também fazer intimações e as atividades próprias da polícia judiciária", destacou.


Continue lendo