Paraná

PMs farão guarda da Estrada do Colono

27 jun 2001 às 19:28

Quarenta policiais militares do Paraná serão deslocados para Estrada do Colono, que corta o Parque Nacional do Iguaçu, para garantir a manutenção do fechamento da estrada. O caminho foi fechado no último dia 13, numa operação que envolveu cerca de 250 policiais federais. A maioria deles deixou a estrada na semana passada. Agora, convênio entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Militar do Paraná vai reforçar a proteção do parque.

A parceria foi firmada nesta quarta-feira, por determinação do ministro do Meio Ambiente Sarney Filho. De acordo com ela, os policiais militares paranaenses devem reforçar o trabalho dos quinze policiais federais que guardam o parque e garantir a integridade do local.


A Estrada do Colono foi fechada no último dia 13, em cumprimento da decisão judicial do Tribunal Regional Federal da 4º Região. O trecho de 17,6 quilômetros cortava ilegalmente o parque e colocava em risco a biodiversidade do local. A decisão gerou polêmica entre os moradores e lideranças políticas favoráveis à abertura do caminho.

A região cortada pelo estrada sofreu alterações ambientais nos últimos anos, conforme mostra o "Atlas da Fauna Ameaçada em Extinção", do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). Segundo a publicação a exploração inadequada do caminho foi um dos fatores que contribui para essas alterações, como a redução de 50% no número de onças pintadas no parque na última década.


Continue lendo