A Polícia Militar do Paraná informou neste sábado (3) que realizou, em todo o Paraná, 660 testes de bafômetro e prendeu cinco pessoas por embriaguez ao volante durante a chamada operação "Curta a Vida". As ações aconteceram entre quarta (31) e quinta-feira (1).
Segundo o Subcomandante Geral da PM, o coronel Cesar Alberto Souza, o objetivo é conscientizar os motoristas sobre os perigos de misturar álcool e direção. "Estamos realizando campanhas em bares e estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, utilizando bafômetros descartáveis e reforçando cada vez mais a fiscalização", explicou.
Dos testes realizados, seis apontaram álcool além do permitido no sangue, o que resultou em ação policial, sendo cinco prisões e 398 autuações (multas). Durante as ações foram vistoriados 1.868 veículos, dos quais 73 ficaram retidos por alguma irregularidade.
As atividades foram realizadas pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), que agiu nas rodovias estaduais próximas a Curitiba, pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), que realizou blitze na capital, e pelos Comandos Regionais (CRPMs) em todo o estado.
Na última quarta, a "Curta a Vida" realizou 298 testes de alcoolemia (três positivos), vistoriou 692 veículos (dos quais 22 ficaram retidos), emitiu 117 notificações e prendeu uma pessoa por embriaguez ao volante.
Já na quinta-feira (1), a PM PM realizou 362 testes de alcoolemia (três positivos), vistoriou 1.176 veículos (dos quais 51 ficaram retidos), emitiu 281 notificações e prendeu quatro pessoas por embriaguez ao volante.