Paraná

PM quer reduzir homicídios na região de Curitiba

05 jun 2002 às 18:29

A Polícia Militar quer reduzir em 18% o número de homicídios na Região Metropolitana de Curitiba este ano. Segundo levantamento do Comando de Policiamento da Capital (CPC), em 2001, foram registradas 221 mortes violentas. O número é 140% maior em relação a 1992, quando aconteceram 75 assassinatos, fazendo com que o índice de homicídios por 100 mil habitantes subisse de 5,7 para 13,68 em nove anos.

O chefe da Sessão de Planejamento do CPC, capitão César Alberto Souza, garantiu que de janeiro a abril deste ano, houve uma redução média de 8% nos casos de homicídios na Região Metropolitana de Curitiba. Em municípios como Almirante Tamandaré e Fazenda Rio Grande o índice de violência diminuiu, ao contrário de Colombo e São José dos Pinhais, onde se registrou aumento. Segundo ele, a ''Operação Vida'' -rondas policiais ostensivas- tiveram grande contribuição para essa queda.


Souza diz que a média diária que é de 2,02 homicídios cai para 0,79 nos dias em que a Operação Vida é realizada. Por isso, a PM decidiu ampliar de dois para quatro dias por semana o trabalho de policiamento ostensivo. Segundo a PM, as 31 operações realizadas no primeiro quadrimestre deste ano resultaram na prisão de 104 pessoas e apreensão de 26 armas de fogo, seis armas brancas e 240 unidades de crack e outras drogas.


*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina

Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.


Continue lendo