Mais de mil pessoas e 250 veículos foram abordados por policiais militares durante a "Operação Metropolitana" desencadeada em Curitiba e Região Metropolitana durante o feriado de Páscoa. O objetivo era aumentar a segurança e combater a criminalidade durante o feriado, enquanto muitas pessoas deixaram as casas sozinhas e viajaram. A ação foi lançada no início da noite de sexta-feira (18) no Quartel do Comando Geral da PM, englobando os 1º e 6º Comandos Regionais da PM.
A operação, que contou com 150 policiais militares, resultou na prisão de cinco pessoas, na apreensão de 12 veículos e na recuperação de outro e na apreensão de uma arma de fogo (revólver). Ainda durante as ações, as equipes policiais emitiram 61 autos de infração de trânsito, recolheram duas CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) e vistoriaram 14 locais (estabelecimentos comerciais). No total foram abordadas 1.146 pessoas e 256 veículos.
AÇÕES - Em uma abordagem realizada em um veículo, na rua Sertaneja, no Sítio Cercado, no qual havia três homens, a PM localizou o revólver, com um dos três homens. Contra os outros dois foi lavrado Termo Circunstanciado. Em uma ação de trânsito, realizada pelos policiais na rua Jornalista Aderbal G. Stresser, no Cajuru, um homem foi encaminhado por embriaguez ao volante (0,62mg/L). Outro condutor embriagado (0,64mg/L) foi localizado pela PM na rua Guaçuí, no Sitio Cercado.
Um menor foi flagrado pelos policiais dirigindo um veículo também na rua Guaçuí, no Sitio Cercado. Foi feita uma notificação e o veículo foi liberado ao responsável. Um veículo com pendências administrativas foi apreendido e uma moto também recolhida na rua Almirante Gonçalves, no Prado Velho. Outra motocicleta, com alerta de furto, foi recuperada na rua Irineu Admai, no Prado Velho.
OPERAÇÃO - A "Operação Metropolitana" foi lançada para intensificar o policiamento ostensivo que já vem sendo feito nestas regiões com ações preventivas e repressivas por meio de bloqueios, abordagens, blitz de trânsito e saturação. "Proporcionamos à comunidade tranquilidade, para que o cidadão de bem pudesse aproveitar seu feriado, e também àqueles que deixaram suas casas sozinhas", disse o subcomandante do 13º BPM, major Naasson Polak, que lançou a operação e a coordenou.
"Justamente por muitas pessoas viajarem os criminosos aproveitam para agir e efetuar furtos e roubos. A PM, através dessas ações, buscou garantir a segurança daqueles que foram viajar e também para quem permaneceu na capital e Região Metropolitana, procurando minimizar estas situações", afirma o major Polak.
Durante as ações foram abordados pessoas e veículos, com o intuito de localizar armas, drogas e foragidos da justiça, pois dessa forma crimes como roubos, furtos e tráfico são evitados. "A partir do momento que o cidadão percebe que a Polícia Militar está na rua fazendo o seu trabalho ele se sente seguro. Estamos atuando para combater a criminalidade, sempre respeitando a dignidade do ser humano", complementa o major Polak.
Pelo 1º CRPM participaram o 12º BPM, o 13º BPM, o 20º BPM e o 23º BPM, pelo 6º CRPM participam o 17º BPM e o 22º BPM, além das unidades especializadas da PM, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o Regimento de Polícia Montada (RPMOn), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e o Batalhão de Operações Especiais (BOPE).