Paraná

PM aborda mais de 500 em operação no Guabirotuba

15 abr 2013 às 08:40

A Polícia Militar (PM) abordou 527 pessoas na tarde deste domingo (14) em uma operação para combater a criminalidade na Praça Abílio de Abreu, conhecida como Praça do Guabirotuba ou do Skate, em Curitiba. Foram abordados ainda 91 veículos (56 carros e 35 motos), dos quais 10 foram recolhidos, emitidos 72 autos de infração de trânsito e 17 exames bafométricos.

"Para desencadear a ação, contamos com denúncias anônimas e levantamentos anteriores, as quais apontam que no local pessoas usam e vendem drogas, além de fazerem uso de som alto, o provoca a perturbação do sossego público", contou o comandante da 2ª Companhia do 20º Batalhão da PM e coordenador da operação, tenente Wagner de Araújo.


A ação foi dividida em duas etapas: a primeira, no início da tarde (14h) resultou na abordagem de 150 pessoas, 31 autuações de trânsito e na apreensão de cinco carros. Já no fim da tarde, as equipes policiais retornaram, às 17h30, para fazer nova saturação na praça. Nesta última fase, foram abordadas mais 377 pessoas, apreensão de cinco veículos e emissão de 41 notificações de trânsito.



"Usamos este método de voltar mais tarde, já que muitas pessoas costumam retornar às praças ou locais de abordagem depois que a polícia sai do local, para repetir as mesmas coisas", explicou Araújo. Além de apreensões e abordagens, a PM também orientou as pessoas no local em relação a varias situações.


"Muitos vizinhos da praça reclamam que não podem sair de casa no final de semana, porque as pessoas bebem e usam drogas e depois ficam alteradas, além de jogarem muito lixo no local; por isso fazemos, também, orientações", disse.


A operação contou com cerca de 70 policiais fardados dos grupos Rondas Tático Motorizadas (Rotam) e da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), além de integrantes do Serviço Reservado, todos do 20ºBPM. Também foram empregadas 15 viaturas e 10 motos, além de guincho e o apoio da Secretaria de trânsito de Curitiba (Setran), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont), e de uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graer).

De acordo com Araújo, nestas ações devem continuar em outros finais de semana em diversas praças e parques da área pertencente ao 20º BPM. "Queremos proporcionar às famílias e a todas as pessoas de bem a tranquilidade num momento de diversão, seja em parques, praças ou nas ruas", frisa.


Continue lendo