Paraná

Placa personalizada vai ajudar projetos sociais no Paraná

16 abr 2014 às 10:20

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) inicia nesta quarta-feira (16) a campanha "Futuro: Eu escolho", que divulga a doação da taxa de personalização das placas veiculares ao Fundo Estadual de Assistência Social (Feas). Os recursos são destinados para desenvolvimento de projetos sociais, como o programa Família Paranaense, que hoje atende mais de 30 mil famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

Ao escolher as letras e números que compõem as placas de identificação do seu carro, o proprietário está doando R$ 150,00 ao Feas. O valor é distribuído para o atendimento de pessoas carentes, no apoio técnico e financeiro aos serviços realizados nos municípios, ou em programas, projetos e benefícios na área de assistência social.


"A intenção é ampliar a capacidade de atendimento, em todo Paraná. Todos os meses, o Detran repassa recursos da escolha de placas ao Feas. Neste ano, cerca de 12 mil pessoas já ajudaram as instituições beneficiadas pelo Fundo. No ano passado, foram mais de 60 mil placas escolhidas", disse o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.


Criado em 2012, o Família Paranaense reúne 17 secretarias estaduais, além dos municípios, com a missão de ajudar o ingresso no mercado de trabalho, e assim melhorar a renda familiar. Em todo o Paraná, cerca de 30 mil famílias, de 130 municípios, foram beneficiadas pelo programa desde o lançamento. A meta do governo agora é que a ação esteja em 84% dos municípios até o fim deste ano.


O Piso Paranaense de Assistência Social destina recursos para que os pequenos municípios possam investir em ações de proteção social básica e especial. Atualmente, 172 cidades são beneficiadas.


Os recursos ainda são usados no cofinanciamento de serviços especializados de acompanhamento a famílias que são atendidas nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), na construção de Centros de Referência de Assistência Social (Ce), em instituições de acolhimento, em serviços para jovens e adultos com deficiência em residências inclusivas e nos Centros-Dia, onde as pessoas atendidas passam o dia e desenvolvem atividades.


"Muitas pessoas que escolhem a placa no momento da compra de um veículo não sabem para onde vai o dinheiro que está pagando e que ele cofinancia tantas ações de assistência social no Paraná. Espero que esta campanha motive ainda mais pessoas a participar desta mobilização", conta a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Roseli Tonello.


PLACAS – A escolha da placa é uma opção do usuário. Quem não deseja fazer a seleção dos dígitos recebe a placa conforme a ordem sequencial do cadastro do Detran.


Para realizar o primeiro emplacamento é obrigatório apresentar nota fiscal de venda do veículo, vistoria e decalque do chassi para confirmação dos dados (realizado pelo Detran ou pelo despachante) e o comprovante de residência.

Se o carro estiver em nome de pessoa física, são exigidos o documento de identificação oficial com foto e o CPF do proprietário. No caso de pessoa jurídica, são necessários o documento de identificação oficial com foto e o CPF do representante legal, cartão CNPJ e comprovante de poderes.


Continue lendo