Paraná

Piora qualidade das águas no litoral do Paraná

07 jan 2011 às 18:34

Os resultados das análises que avaliam a qualidade da água para banho das praias do Litoral paranaense, Costa Oeste e região Norte foi divulgado nesta sexta-feira (7), pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O quarto boletim de balneabilidade apresenta 38 pontos próprios para o banho de mar e rio, sendo 24 locais sinalizados com bandeiras azuis e outros 14 locais com restrição para banho por um período de 24 horas após chuvas intensas, sinalizados com a bandeira amarela.

O IAP interditou 11 locais, onde as águas encontram-se impróprias para banho.


LOCALIZAÇÃO DOS PONTOS - No município de Pontal do Paraná os nove pontos monitorados pelo IAP mantiveram-se próprios para o banho de mar nesta análise. Em Matinhos, são 16 locais monitorados e apenas três considerados impróprios para o banho. Em Guaratuba, o monitoramento ocorre em 13 pontos da orla e a água aparece imprópria para o banho em 5 locais. Na Ilha do Mel, dos seis pontos monitorados, um está impróprio para banho - localizado na praia de Encantadas, 250 metros à direita do Trapiche. Em Morretes, o ponto localizado no Largo da Lamenha Lins, no rio Nhundiaquara, está impróprio para banho, assim como a Ponta da Pita em Antonina.


Os trechos de praia monitorados pelo IAP em Matinhos e Guaratuba apresentaram maiores alterações, se comparado com as análises da semana anterior. Em Guaratuba, dois pontos tornaram-se impróprios – localizados na rua 29 de abril e à esquerda da rua Ponta Grossa. Em Matinhos, o ponto localizado na rotatória da Avenida Curitiba tornou-se impróprio para o banho de mar.

O IAP atribui estas alterações ao grande número de veranistas que estiveram no Litoral para as festas de Ano-Novo, estimado em 2 milhões de pessoas (com AEN).


Continue lendo