Policiais federais de Curitiba prenderam na manhã de hoje (29) um rapaz de 23, identificado apenas pelas iniciais R. F., acusado de ter criado o programa de computador utilizado para fabricar cédulas falsas de R$ 100. A prisão é um desdobramento da operação iniciada pela PF em 20 de de janeiro, quando 17 pessoas foram presas, acusadas de fazer parte da quadrilha de falsificação de moeda.
R. F. foi preso em sua residência, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, com mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal. Na casa, os policiais encontraram scanners e impressora da mesma marca e modelo daquelas apreendidas durante a Operação Moeda Falsa, usadas para a impressão do dinheiro.
De acordo com a Polícia Federal, R. F. também é o responsável pelo desenvolvimento de técnicas serigráficas para o acabamento das cédulas produzidas pelo seu método, o que garantiu à falsificação, segundo o Banco Central, qualidade suficiente para circular entre o público leigo.
Segundo o BC, das 15.687 cédulas falsas recolhidas no Estado do Paraná, com tais características, 10.568 circulavam na capital.