A Polícia Federal apreendeu cerca de seis quilos de cocaína camuflado em livros infantis no Aeroporto Internacional de São Paulo. Uma mulher, natural de São Tomé e Príncipe, foi presa em flagrante pelo crime de tráfico internacional de drogas quando estava na fila do check-in de vôo com destino a Lisboa/Portugal.
As imagens do conteúdo das malas da passageira no aparelho raio-x revelaram a existências de diversos volumes contendo substância orgânica. Questionada sobre o que havia na bagagem a presa disse se tratar de literatura infantil. O policial federal então efetuou um pequeno furo na capa dura de um dos livros encontrando um pó semelhante à cocaína. Exames periciais revelaram a existência de 16 volumes ocultos em 8 livros infantis, totalizando aproximadamente 6 quilos de cocaína pura.
Durante pesquisas nos sistemas internas a PF descobriu que ela é mãe de um homem que foi preso no mesmo aeroporto no dia 11 de fevereiro, dizendo que era jornalista, portando cerca de 2 quilos de cocaína dentro de tubos de tinta.