A Polícia Federal concluiu a Operação Fractal nesta quinta-feira (25) com a prisão de 22 pessoas no Paraná, entre elas oito policiais militares, um policial civil e um assessor parlamentar do deputado Waldyr Pugliesi (PMDB). A ação desarticulou uma quadrilha suspeita de atuar em contrabando de cigarros e na exploração de jogos de azar.
Das 22 prisões, 13 foram em Curitiba, quatro em Foz do Iguaçu e cinco em Maringá. Ainda foram cumpridas 23 conduções coercitivas – para prestar depoimentos – no estado. Dois mandados de conduções coercitivas ainda foram cumpridos no Rio Grande do Sul e um em Santa Catarina.
O grupo preso, além de ser suspeito de trabalhar com contrabando e jogos de azar, também teria o interesse de derrubar do cargo de comandante geral da Polícia Militar do Paraná o coronel Roberson Luiz Bondaruck. A PM informou que todos os policiais presos foram afastados de suas funções. Uma investigação interna na corporação será feita para avaliar a conduta dos suspeitos e, caso sejam comprovados os crimes, eles podem ser expulsos da Polícia Militar.
O assessor parlamentar preso é Elieuton Maya, que trabalha para o deputado estadual Waldyr Pugliesi (PMDB).