O governador em exercício Orlando Pessuti abriu o desfile das escolas de samba de Antonina, no domingo. "O carnaval de Antonina, é um dos melhores do Paraná, e a participação da população torna o espetáculo ainda mais bonito", comentou. Além do desfile das escolas de samba, a festa na cidade segue na rua, em clubes e salões.
"No Litoral temos a Guaratubanda, Matinbanda e Caiobanda que atraem milhares de jovens, mas em termos de carnaval de raiz o melhor é o de Antonina", opinou. O prefeito Kleber Fonseca ressaltou que a fama da cidade traz grande responsabilidade. "Este é uma festa voltada à família onde há harmonia, coordenação e ordenação, tudo com muita alegria", disse. De acordo com Kleber, o carnaval tem atraído cerca 35 mil pessoas à cidade por dia.
Para Cláudio Ribeiro, diretor de Lazer da Paraná Esporte, o carnaval de Antonina é especial por ser elaborado pelo povo, diferente dos carnavais transformados em produto pela indústria cultural. "Aqui temos a participação da família e do trabalhador, mantendo as raízes e mostrando que o carnaval é o momento de resgate da cultura e da história de um povo", afirmou.
O desfile reuniu cinco escolas de samba (Filhos da Capela, Batuqueiros do Samba, Batel, Leões de Ouro e Brinca pra não chorar) e foi transmitido ao vivo pela Rádio e TV Educativa.
Pessuti fez um balanço sobre a Operação Viva o Verão, feita pelo Governo do Estado. "Está sendo a melhor e mais bem estruturada dos cincos últimos anos. Temos atividades artísticas e culturais em todo o litoral, um trabalho fantástico na área da saúde, segurança pública e meio ambiente", salientou.
AEN