Técnicos em urbanismo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Universidade de Campinas (Unicamp) e Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) lançaram o primeiro livro com resultados do trabalho "Caracterização e Tendências da Rede Urbana no Brasil". O lançamento aconteceu no Centro Integrado de Empresários e Trabalhadores (Cietep), em Curitiba. Até o fim do ano serão lançados outros seis volumes sobre o mesmo tema.
A caracterização das metrópoles feita em parceria entre institutos nacionais e regionais de pesquisa tem o objetivo de atualizar as informações sobre principais características das grandes cidades brasileiras. Com isso, o Governo Federal pretende direcionar investimentos para áreas prioritárias, como o combate à pobreza nas regiões metropolitanas brasileiras.
Curitiba é considerada a única metrópole nacional do Paraná. As outras regiões metropolitanas como as de Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu são considerados aglomerações urbanas regionais.
Segundo o diretor adjunto de assuntos urbanos e políticas regionais do Ipea, Ricardo Lima, "Curitiba já está delineando o papel de se transformar em uma metrópole para a América Latina em função de sua localização no Mercosul." A cidade é a terceira colocada na evolução das regiões metropolitanas brasileiras, com crescimento anual médio nas últimas décadas de 5,03%. Apenas Brasília, com 7,85%, e Belém, com 6,24%, cresceram mais que a metrópole paranaense.
Trabalharam no projeto "Caracterização e Tendências da Rede Urbana do Brasil" 18 especialistas de várias regiões do País em desenvolvimento urbano.