Paraná

Pesquisadores da UFPR avaliam risco de desabamento

08 jan 2010 às 18:09

O Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid) da UFPR visitou nesta sexta-feira (8) a área de desabamento em Almirante Tamandaré, na área do Jardim Bonfim.

No domingo (3), houve o desabamento de uma casa de madeira no local. Durante o incidente, duas crianças ficaram feridas e a Defesa Civil do município interditou outras nove casas na região.


Acompanhados de um funcionário da Defesa Civil, os professores Renato de Lima e Wilson Soares e a aluna do curso de geologia Fabiane Aline analisaram a região afetada e detectaram várias áreas com perigos associados. "Será preciso fazer um estudo de risco geológico em praticamente todo o município para fazer uma seleção de áreas seguras", afirma Lima. Segundo ele, foi possível identificar perigo para população em muitas áreas de ocupação informal e em algumas de ocupação formal.


Mas as residências mais próximas das áreas afetadas merecem ser monitoradas, principalmente em situações de chuvas intensas, pois oferecem riscos para a população. Ainda hoje, a equipe do Cenacid disponibilizará em sua página da internet (www.cenacid.ufpr.br) um relatório de avaliação sobre a visita de hoje, que também será encaminhado para a Defesa Civil, para orientação na evolução da situação na região.

Na segunda-feira, a equipe do Cenacid segue para a região de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, onde chuvas intensas causaram uma série de deslizamentos de terra e deixaram 52 pessoas mortas.


Continue lendo