O Movimento pela Ética na Política (MEP) divulgou nesta terça-feira o relatório de desempenho dos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba em 2001. Dos dez primeiros colocados, apenas dois fazem parte da bancada de apoio ao prefeito Cassio Taniguchi (PFL): Ney Leprevost Neto (PSDB) e Jair Cesar de Oliveira (PSDB). Os seis vereadores da bancada petista aparecem entre os primeiros colocados. Paulo Salamuni (PMDB) e Marcelo Almeida (PMDB) são os outros vereadores apontados entre os mais eficientes de Curitiba.
Para realizar a avaliação, o MEP analisa a quantidade e qualidade dos projetos apresentados (peso 30), a fiscalização do Executivo (peso 30), o desempenho no uso de apartes e da tribuna (25 pontos), frequência e pontualidade (peso 10), respeito e atenção (peso 5). Na apresentação de projetos, não foram consideradas as proposições que determinam nomes de logradouros públicos, declaram instituições como de utilidade pública e as que concedem títulos honoríficos.
No ano passado, foram apresentados 633 projetos na Câmara Municipal. Deste total, 386 eram de interesse coletivo. Vinte e seis por cento deles foram aprovados e transformados em lei. A Prefeitura Municipal conseguiu um índice bem superior de aprovação dos projetos. Ela apresentou 63 projetos e aprovou 89% deles. Os vereadores que mais apresentaram projetos foram: João Claúdio Derosso (PSDB), Ney Leprevost (PSDB), Fábio Camargo (PSC), Mário Celso Cunha (PSB) e Paulo Salamuni (PMDB).
No item fiscalização, tiveram destaque os vereadores Tadeu Veneri (PT) e André Passos (PT). Os dois juntos apresentaram 71 pedidos de informação para a Prefeitura Municipal. Em todo o ano 2001, os 35 vereadores juntos apresentaram 126 pedidos de informação. No item frequência e pontalidade foram destaque os vereadores Adenival Gomes (PT), André Passos (PT), Mário Celso Cunha (PSB), Clair da Flora Martins (PT) e Ângelo Batista (PPB).
Os vereadores com os piores desempenhos foram Osmar Bertoldi (PSDB), Geraldo Bobato (PFL), Jairo Marcelino da Silva (PSB), Aldemir Manfron (PTB) e Luiz Ernesto Pereira (PSDB). Bertoldi foi procurado pela reportagem da Folha para comentar a pesquisa, mas não foi encontrado. Ele está em viagem e retorna na semana que vem. Bobato, Jairo Marcelino, Manfron e Luiz Ernesto também foram procurados, mas não retornaram às ligações. (Colaborou Leandro Donatti)
*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.