Paraná

Peritos analisam rio atingido por vazamento de óleo

27 set 2012 às 19:54

Uma comitiva formada pela Justiça Federal o Paraná (JFPR) e outros órgãos ambientais, Ministério Público do Paraná (MPPR) e Ministério Publico Federal (MPF) percorreu, na terça-feira (25), o caminho do vazamento de óleo ocorrido no Rio Barigui, na capital, no ano 2000. Aproximadamente 4 milhões de litros vazaram da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) até o Rio Barigui.

Participaram da inspeção também servidores, funcionários e advogados da empresa, a procuradoria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e peritos. A inspeção faz parte de um processo que está na JFPR, movido pelo MPPR, MPF, IAP e IBAMA, contra a Petrobras.


Os órgãos pedem o pagamento de indenização de cerca de R$ 2 bilhões por danos irreparáveis ao mio ambiente, além de indenização por danos morais e a imposição da recuperação dos danos ambientais causados.

O processo está se encaminhando para o final. De acordo com a Vara Ambiental da JFPR em Curitiba, a prova pericial foi finalizada, tendo sido nomeada para isso uma equipe multidisciplinar com diversos profissionais especializados em inúmeros assuntos correlatos. A fase probatória será finalizada com a oitiva de testemunhas e juntada de documentos pelas partes.


Continue lendo