A causa do incêndio que consumiu o arquivo morto da Prefeitura de Rolândia e comprometeu a estrutura da sala em que os documentos ficavam será apurada pelos peritos do Instituto de Criminalística (IC) de Londrina. O fogo começou pouco antes das 15h da última quinta-feira (10) e foi controlado por volta das 16h30, após o acionamento de dois caminhões do Corpo de Bombeiros local. O trabalho de rescaldo só foi concluído por volta das 23h.
Segundo a corporação, a edificação de aproximadamente 200 metros quadrados está comprometida. Durante o combate às chamas, uma pá carregadeira abriu dois buracos nas paredes para permitir o acesso dos bombeiros aos focos do incêndio.
O fogo começou no forro, provavelmente após um curto-circuito provocado pelo contato entre a água da chuva e a fiação elétrica, que é antiga. A causa oficial, no entanto, dependerá do laudo da perícia do IC.
Informações da assessoria de imprensa da prefeitura apontam que a sala abrigava arquivos datados de 1958 até 1980. Ninguém se feriu.