Por determinação do secretário de Justiça, Aldo José Parzianello, a Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu vai receber nesta terça-feira 42 detentos transferidos da Cadeia Pública Laudenir Neves. A transferência está sendo encaminhada em função da superlotação do local, que atualmente abriga cerca de 650 presos.
De acordo com a secretaria Municipal de Comunicação, a Penitenciária Estadual está distribuindo os presos nas celas e reorganizando o sistema de segurança do local. De acordo com o diretor, Alexandre Calixto da Silva, foram encaminhadas algumas alterações no sistema operacional da unidade, mas está tudo pronto para receber os novos detentos.
A Cadeia Pública Laudenir Neves, de Três Lagoas, foi inaugurada em 1993, com capacidade para abrigar 220 presos. Atualmente a estrutura abriga 650 presos e vive o drama da superlotação, fato que motiva rebeliões e fugas, colocando em risco a segurança dos moradores da região.
Com 5,8 mil metros quadrados de área construída a penitenciária estadual tem capacidade para 500 presos condenados. A população carcerária atual é de 464 detentos. A unidade é considerada de segurança máxima e uma das mais modernas do Brasil, com tecnologia importada dos Estados Unidos.