Os habitantes de Curitiba ocupam o sexto lugar na lista dos pedestres mais velozes do mundo, de acordo com um estudo britânico. O levantamento feito pela Universidade de Hertfordshire, com colaboração do Conselho Britânico, analisou o ritmo de vida em 32 cidades ao redor do mundo.
O estudo, chamado Quirkology, revelou que as pessoas estão caminhando 10% mais rápido do que há uma década quando foi feita uma pesquisa similar, utilizando a mesma metodologia. Os pedestres mais apressados foram encontrados em Cingapura, Copenhagen e Madri.
Método
Milhares de pedestres foram filmados secretamente. Foi analisado o tempo que uma pessoa levava para percorrer uma distância de 18 metros.
Nos primeiros lugares ficaram: Cingapura – 10,55 segundos; Copenhagen – 10,82 segundos; e Madri – 10,89 segundos.
Os curitibanos levaram 11,13 segundos. Foram mais rápidos do que os nova-iorquinos, que registraram um tempo de 12 segundos.
As cidades cujos pedestres caminham mais lentamente foram Blantyre (Malauí) – 31,60 segundos; Manama (Barein) – 17,69 segundos; e Berna (Suíça) – 17,37 segundos.
Richard Wiseman, responsável pelo estudo, disse que os resultados dão "uma visão significativa da saúde física e social de uma cidade".