O pedágio das BRs 376 e 101, no trecho que liga Curitiba a cidade de Palhoça (SC) pode aumentar em breve de R$ 1,20 por praça para R$ 1,40. Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, suspendeu a proibição do reajuste na tarifa cobrada nas praças de pedágio do trecho pela concessionária.
O aumento dos preços foi suspenso após decisão da Justiça Federal de Joinville (SC), que acatou pedido do Ministério Público Federal (MPF). A nova decisão dá ganho de causa a Agência Nacional e Transportes Terrestres (ANTT).
De acordo com a presidente do TRF4, desembargadora federal Marga Barth Tessler, o impedimento do reajuste pode gerar riscos à segurança do usuário das rodovias por causa da possibilidade de redução de investimentos no trecho das duas rodovias, resultante da baixa arrecadação. A desembargadora ainda disse que pode haver precarização da estrada o que pode prejudicar o tráfego.
Procurada pela reportagem do Portal Bonde, a Autopista Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho, disse que ainda não recebeu a decisão judicial e que aguarda o recebimento para tomar as providências em relação ao possível aumento do pedágio.