Os 25 anos do Zoológico de Curitiba, completados na quarta-feira (28), serão comemorados com passeio ciclístico. O passeio, organizado pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, será no sábado (31), com saída às 14h, de dois pontos: das Ruas da Cidadania do Bairro Novo e do Boqueirão.
Como o Zoológico de Curitiba foi inaugurado com um passeio ciclístico, o diretor do Zôo, Marcos Traad, resolveu repetir a atividade.
No Zôo, haverá atividades de educação ambiental com teatro e exposição de peixes nativos da bacia do rio Iguaçu. A exposição faz parte de um projeto de reprodução de peixes para repovoar o rio Iguaçu, desenvolvido pelo Museu de História Natural de Curitiba com a Universidade Católica do Paraná (PUC).
Os aquários com espécies como bagre e lambari, típicos da bacia do rio Iguaçu, serão montados no Centro de Visitantes, na entrada do Zôo.
Atrações - Além das reformas, o Zoológico conta com novas atrações, como os ursos-de-óculos, que vieram do interior de São Paulo, e os leões Nala, Leo e Leona, que nasceram no Zôo em 2006. O Zoológico ocupa 530 mil metros quadrados do Parque Municipal do Iguaçu e abriga grandes animais de diferentes regiões do mundo.
Na área do Zoológico vivem mais de 80 espécies de animais, com todas as condições de preservação, num habitat muito próximo do natural. Os bichos mais procurados: leões e felinos em geral, hipopótamo, girafa e chimpanzé.
Além de propiciar condições de reprodução para animais nativos, o Zôo de Curitiba também serve de porto seguro para aves migratórias, como o raro mergulhão-de-orelha, que todos os anos vêm da Patagônia buscar calor e alimento nas cavas do parque.