A Instituto Ambiental do Paraná vai manter 25 parques estaduais abertos à visitação pública durante o feriado de Páscoa. O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, disse que a decisão de manter o funcionamento dos parques atende ao crescimento da demanda turística - 50% maior em média neste período.
O Governo do Estado vem ampliando o número de parques abertos à visitação, desde 2003, possibilitando aos turistas a oportunidade de conhecer a diversidade ecológica de diversas regiões do Estado. Já foram investidos cerca de R$ 8 milhões para ampliar e melhorar a infra-estrutura dos parques estaduais nos últimos quatro anos.
Os parques estaduais mais visitados nesta época do ano são Vila Velha e Guartelá, além do Rio da Onça – situado em Matinhos, no Litoral do Estado.
No Parque Estadual do Guartelá, o fluxo de visitantes deve ficar 300 pessoas por dia. O cânion do Guartelá é o maior do país em extensão, com 32 quilômetros e o sexto maior do mundo. O Parque representa um dos maiores remanescentes de campos nativos da bacia do Rio Tibagi.
Para o Parque Estadual Rio da Onça a expectativa de público é de 150 visitantes por dia no período de Páscoa. No local os visitantes passeiam por trilhas ecológicas e recebem informações sobre educação ambiental.
Confira os parques estaduais que estarão abertos à visitação:
Litoral - Parque Estadual Pico do Marumbi (Morretes), Floresta Estadual do Palmito (Matinhos), Parque Florestal Rio da Onça (Matinhos) e Parque Estadual da Ilha do Mel (Paranaguá).
Região Sul - Parque Estadual do Monge (Lapa), Área de Relevante Interesse Ecológico do Buriti (Pato Branco), Floresta Estadual de Santana (Paulo Frontin), Floresta Estadual Metropolitana (Piraquara) e Parque Estadual João Paulo II (Curitiba).
Região Central do Estado - Parque Estadual de Campinhos (Tunas do Paraná), Parque Estadual de Vila Velha (Ponta Grossa), Parque Estadual do Cerrado (Castro) e Parque Estadual do Guartelá (Tibagi).
Região Norte - Parque Estadual Mata São Francisco (Cornélio Procópio), Parque Estadual Mata dos Godoy (Londrina), Parque Florestal de Ibiporã (Ibiporã), Parque Florestal de Ibicatu (Centenário do Sul, Estação Ecológica do Caiuá (Diamante do Norte), Parque Estadual de Amaporã (Amaporã), Horto Florestal de Jacarezinho (Jacarezinho).
Região Noroeste - Parque Estadual do Lago Azul (Campo Mourão), Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo (Fênix), Reserva Florestal de Figueira (Engenheiro Beltrão).
Região Oeste - Reserva Biológica São Camilo (Palotina), Área de Relevante Interesse Ecológico da Cabeça do Cachorro (São Pedro do Iguaçu).