Paraná

Parque Estadual de Vila Velha permanece fechado por decisão judicial

28 fev 2003 às 16:32

O Parque Estadual de Vila Velha continua fechado à visitação pública em razão de decisão judicial, informa o Governo do Estado. O alerta está sendo feito em virtude da possibilidade de turistas estarem se dirigindo ao Parque sem informações sobre o fechamento. O objetivo é evitar aborrecimentos no período de carnaval.

Há 30 dias o secretário Luiz Eduardo Cheida anunciou ter acolhido integralmente as propostas da Câmara Técnica pela abertura definitiva do Parque Estadual de Vila Velha com adoção do Plano de Manejo para implementação em etapas. O Parque está fechado aos turistas há um ano.


Segundo o secretário, dos dois obstáculos que impediam o acesso de turistas ao Parque encontrados pela nova administração estadual – de ordem técnica e judicial – um está solucionado com as proposições apresentadas pela Câmara Técnica e acolhidas também pelo Conselho Gestor do Parque Estadual de Vila Velha.


No entanto, permanece ainda o embaraço judicial. Segundo o secretário, "as medidas técnicas a serem adotadas são importantes para fundamentar a decisão judicial, porque são também mais restritivas do ponto de vista de conservação e preservação do parque do que o plano de manejo apresentado anteriormente".


De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação, enquanto não sai a decisão judicial autorizando a reabertura definitiva, a Secretaria do Meio Ambiente prepara a reabertura gradual do Parque Estadual de Vila Velha provendo o parque de estrutura operacional para atender ao plano de manejo.

Na primeira etapa, após a reabertura, será permitida visitação ao componente "arenito", que já se encontra em condições de receber turistas, segundo o relatório da Câmara Técnica. A segunda etapa, 30 dias após a abertura do arenito, contempla a Lagoa Dourada e churrasqueiras. A abertura de Furnas poderá ser efetivada tão logo se concluam as adequações necessárias à visitação.


Continue lendo