Paraná

Paranaenses podem fazer doações para o Haiti

18 jan 2010 às 12:49

O Governo do Estado do Paraná inicia nesta segunda-feira (18) campanha de arrecadação de donativos para as vítimas do terremoto no Haiti. Os donativos podem ser levados a um quartel da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros ou Bombeiros Comunitários.

Segundo o chefe da seção operacional de Defesa Civil, tenente Eduardo Gomes Pinheiro, a campanha se limitará a determinados gêneros alimentícios prontos para consumo. "A Defesa Civil pede que os donativos sejam, preferencialmente, dos seguintes alimentos: leite longa vida, embalagem com 12 unidades; sucos de frutas prontos para consumo de 1 litro, embalagem com 12 unidades; barras de cereais e bolachas em caixas lacradas; água mineral em embalagens contendo garrafas de 500 ml, 1 litro e 5 litros. Além de alimentos enlatados de fácil abertura e prontos para o consumo", disse.


Em virtude das dificuldades em organizar a distribuição dos alimentos no Haiti e da falta de locais apropriados para o armazenamento dos produtos as doações devem preferencialmente ser embaladas para o transporte, a fim de facilitar o acondicionamento e o envio. "As embalagens lacradas devem ter seu conteúdo etiquetado, para facilitar a organização do transporte. Latas de produtos alimentícios podem ser acompanhadas de abridores de latas", afirma Pinheiro.


Voluntários
Pinheiro destacou o grande número de voluntários que se dispuseram a ajudar as vítimas do terremoto. O cadastro on-line de voluntários para atuar no Haiti gerou recorde de acessos no site da Defesa Civil do Paraná. Até a última sexta-feira (15), os acessos superaram a média semanal. Foram mais de 6 mil acessos, contra uma média de 700 a 800 acessos diários no site.

O banco de voluntários da Defesa Civil tem 1.500 voluntários cadastrados. Mais de 200 policiais militares foram previamente selecionados para o auxílio às vítimas do terremoto no Haiti e estão prontos para serem acionados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.


Continue lendo