Paraná

Paranaenses devem fazer exames preventivos

23 mar 2005 às 16:37

O Governo do Paraná avisa que todas as pessoas que estiveram em Santa Catarina no período de primeiro de fevereiro até 20 de março e consumiram caldo de cana devem fazer exames para identificar se foram contaminados pela Doença de Chagas.

As coletas são feitas nos postos de saúde municipais e enviadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen), que realiza os exames. Para verificar se existe o protozoário causador da doença é feito um furo no dedo e são coletadas duas gotas de sangue.


As pessoas que devem ficar em alerta e se dirigir aos postos de saúde são as que passaram pela BR-101 nos municípios de Navegantes, Itajaí, Penha, Piçarras, Barra Velha, Araquari, Joinville, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapema, Camboriú, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul e Itapoá.


Até agora foram identificados 37 casos suspeitos em Santa Catarina, dentre esses 19 foram confirmados por métodos parasitológicos e/ou sorológicos. Foram confirmados três mortes em Santa Catarina.

Os sintomas são: febre contínua ou intermitente, principalmente à noite, com duração de sete a 30 dias; mal-estar; cansaço; edema generalizado; taquicardia; aparecimento de ínguas (caroços embaixo do braço ou perna) indolores; aumento do fígado (pequeno ou moderado),
O tratamento é feito através de remédios, já que não existe vacina contra a Doença de Chagas.


Continue lendo