O secretário da Segurança Pública, José Tavares, anunciou nesta segunda-feira a criação de uma Central de Inteligência em Marechal Cândido Rondon para reforçar a segurança na fronteira do Paraná com o Paraguai e Argentina, na região Oeste do Estado. A Central de Inteligência será criada a partir de um convênio assinado com o Ministério da Justiça. O cronograma para a instalação ainda não foi definido.
Curitiba sedia durante esta semana o Seminário Internacional de Prevenção e Repressão à Lavagem de Dinheiro e à Corrupção na Administração Pública, no Hotel Bourbon. O seminário discutirá o combate ao crime organizado. Até sexta-feira, especialistas de todo o Brasil e do exterior participam de discussões sobre o tema.
Participam do encontro policiais da Argentina, da Polícia Federal dos Estados Unidos (FBI), e representantes do Ministério da Justiça, Secretaria Estadual de Segurança Pública e Ministério da Previdência e Assistência Social. Entre os temas discutidos estão a prevenção de crimes como lavagem de dinheiro, tráfico de armas e drogas, fraudes, corrupção, seqüestro e terrorismo.